:

  • Número De Mães Solteiras Aumentam Por Conta Da Pandemia Vivida Nos Ultimos Anos


  • Em 2020, cerca de 30% das famílias brasileiras eram chefiadas por mulheres

O número de mães solteiras no Brasil tem crescido nos últimos anos, e a pandemia de Covid-19 tem agravado ainda mais a situação dessas mulheres. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2020, cerca de 30% das famílias brasileiras eram chefiadas por mulheres. Desse total, mais de 80% eram mães solteiras.

A maternidade solo no Brasil é um desafio enfrentado por milhares de mulheres que precisam conciliar as tarefas domésticas, a criação dos filhos e o trabalho fora de casa. A pandemia de Covid-19 agravou ainda mais essa situação, com o aumento do desemprego e da precarização do trabalho, além da necessidade de cuidar dos filhos em casa, com o fechamento das escolas e creches.

De acordo com dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a taxa de desemprego entre as mulheres no Brasil aumentou de 12,2% em 2020 para 16,8% em 2021. Já a taxa de informalidade, que é maior entre as mulheres, passou de 44,4% em 2020 para 49,3% em 2021.



Diante desse cenário, muitas mães solteiras têm se desdobrado para garantir a sobrevivência da família, seja através do trabalho informal, do empreendedorismo ou de programas governamentais de assistência social. Entre as medidas adotadas pelo governo estão o auxílio emergencial, que beneficiou mais de 66 milhões de pessoas em 2020 e 2021, e o Bolsa Família, que atende mais de 14 milhões de famílias em todo o país.

No entanto, muitas mães solteiras têm enfrentado dificuldades para acessar esses programas, seja por falta de informação, de documentação ou de infraestrutura tecnológica.

Para superar esses desafios, muitas mães solteiras têm buscado alternativas para garantir a renda da família, como a venda de alimentos, artesanato e produtos de beleza pela internet. Além disso, muitas têm contado com o apoio de redes de solidariedade e de organizações da sociedade civil, que têm oferecido alimentos, produtos de higiene e apoio emocional.

Apesar de todas as dificuldades, as mães solteiras no Brasil têm mostrado muita resiliência e capacidade de superação em tempos de crise. É fundamental que o governo e a sociedade em geral reconheçam a importância dessas mulheres e ofereçam políticas públicas e programas de assistência social que garantam a dignidade e a segurança das famílias mais vulneráveis.